top of page
O Padroeiro
são sebastião imagem.jpg

São Sebastião, pertecente a uma família cristã, viveu no terceiro século depois de Cristo e tornou-se um militar nas tropas romanas, sendo um oficial muito prestigiado. São Sebastião marcou a sua passagem como um santo que evangelizou e testemunhou, nunca renunciando a sua fé mesmo diante das perseguições.

Naquela época, o cristianismo era proibido e o Imperador Diocleciano adorava deuses e coisas, enquanto que os cristãos, como São Sebastião, adoravam a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Vendo essa situação, o santo passou a acolher os fiéis que eram presos injustamente apenas por causa de suas crenças e cada vez mais espalhou a Palavra do Senhor por todo o Império, chegando a converter muitos pagãos, inclusive o governador de Roma e seu filho.

Entretanto, Sebastião foi denunciado por suas ações e o Imperador o viu como um traidor, ordenando seu martírio: ele foi preso a um tronco de árvore e levou flechadas por todo o corpo, sendo dado como morto. Contudo, mais tarde, uma mulher encontrou-o vivo no local e cuidou dele até que se recuperasse.

Após a sua melhora, São Sebastião voltou ao Império e seguiu com a sua missão de evangelização, porém, mais uma vez, Diocleciano decretou a sua perseguição e o setenciou mais uma vez a morte, fazendo com que o santo fosse executado a pauladas no dia 20 de janeiro de 288.

Oração a São Sebastião:

Glorioso Mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão, hoje vimos pedir a vossa intercessão junto ao trono do Senhor Jesus, nosso Salvador, por quem destes a vida.

Vós que vivestes a fé e perseverastes até o fim, pedi a Jesus por nós para que sejamos testemunhas do amor de Deus.

Vós que esperastes com firmeza nas palavras de Jesus, pedi-lhe por nós, para que aumente a nossa esperança na ressurreição.

Vós que vivestes a caridade para com os irmãos, pedi a Jesus para que aumente o nosso amor para com todos.

Enfim, glorioso Mártir São Sebastião, protegei-nos contra a peste, a fome e a guerra; defendei as nossas plantações e os nossos rebanhos, que são dons de Deus para o nosso bem e para o bem de todos. E defendei-nos do pecado, que é o maior de todos os males.

Assim seja.

São Sebastião, rogai por nós!

bottom of page